Os cavalos são animais sensíveis, ativos e alegres. Se tornam muito apegados ao seu dono, e necessitam de cuidados especiais para manutenção de uma boa pelagem e para um bom desempenho fisiológico durante o exercício.
*
Os equinos possuem sudorese intensa através da pele, sendo essencial atentar para os cuidados dermatológicos afim de impedir a proliferação de fungos, bactérias e demais miíases, problemas recorrentes dentro da medicina equina.
*
Anemia Infecciosa Equina (A.I.E.) e Mormo:
Atualmente o Ministério da Agricultura exige exames negativos para A.I.E. e Mormo a cada dois meses, para que um cavalo possa transitar dentro do país ou participar de qualquer prova esportiva. É importante que o proprietário procure coletar o exame e levá-lo ao laboratório com pelo menos 1 semana de antecedência à prova ou deslocamento, para que o resultado possa chegar a tempo.
*
Babesiose em Equinos - A Doença do Carrapato nos Cavalos:
É imprescindível o controle de carrapatos nos equinos. As hemoparasitoses transmitidas principalmente por carrapatos são frequentes. Exames de sangue regulares são necessários para um controle seguro e eficaz.
*
Cólicas:
Como o cavalo tem um estômago pequeno, que exige rações frequentes e pouco volumosas, a maioria dos casos de cólicas tem origem em uma irregularidade na alimentação. Os ataques de cólicas surgem como conseqüência de alterações bruscas na qualidade de alimentos, irregularidade na distribuição da ração, alimentos finamente moídos, refeição imediatamente antes da entrada no trabalho e alimentos deteriorados
.
*
Carla F. Casagrande
CRMV-SP 17530